NOTÍCIAS DE SOURE
22/05/2013
Soure
PRAIAS DO PESQUEIRO EM SOURE E JOANES VÃO RECEBER SELO AZUL
 

O programa Bandeira Azul criado em 1985 na Franca pela Fundation for Environmental Education- FEE, uma instituição internacional sem fins lucrativos. O programa passou a ser implantado em toda a Europa desde 1987 e em países não europeus desde 2001. Atualmente 50 países participam do Programa bandeira Azul. No Brasil, o operador Nacional do programa é o Instituto Ambiental Ratones – IAR.

 

Através da Secretaria de Estado de Turismo, o Pará, recebeu visita da Sra. Leana Bernardi, Coordenadora Nacional da Bandeira Azul no Brasil, que visitou no Marajó as praias do Pesqueiro em Soure no dia 20 e no dia 21 a praia de Joanes em Salvaterra acompanhada pelo Secretário de Turismo de Soure, Adolfo Maia; Secretário de Turismo, Cultura e Desportos de Salvaterra, pelo Técnico da Setur, Deoclécio Bastos e Wavá Bandeira da Amam. A visita de análise técnica foi para verificar em loco se as praia possui realmente condições de receber a certificação em parceria com as Prefeituras e com a comunidade da referida cidade para adaptação dos itens exigidos.

 

 Os municípios de Soure e Salvaterra aderiram ao plano assinando o acordo em parceria com a Instituição que durante dois anos através de um projeto piloto, as praias serão analisadas para obter o credenciamento e a certificação do selo. Neste período a gestão municipal desenvolverá um trabalho de conscientização ambiental; verificará a análise da água; a criação de guardas vidas; banheiros públicos; entre outros itens de preservação ambiental. A técnica visitará também a praia de algodoal em Marudá e a praia de alter do chão em Santarém. No Brasil, apenas duas Bandeira está hasteada: uma no Rio de Janeiro “prainha” em São Paulo e a “praia do tombo” no Guarujá como selo da Bandeira Azul.

 

O Bandeira azul é um selo de caráter socioambiental amplamente reconhecido no mundo. O principal objetivo do Programa é elevar o grau de conscientização da sociedade e gestor público sobre a necessidade de proteger os ambientes marinha/costeiros e lacustre, incentivando a busca por qualidade. O programa é aberto a praias e marinas marítimas, fluviais e lacustres. Bom pro Marajó que terá suas praias conhecidas nacionalmente e internacionalmente.

 

 Wavá Bandeira


  
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000