NOTÍCIAS
11/02/2015
Variados
BOMBEIROS ESTARÃO EM 40 MUNICÍPIOS.
 

Mais de 450 deles vão atuar como salva-vidas nos balneários. 

A operação “Carnaval 2015” do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) começa no próximo sábado, 14, com 513 militares nas 14 regiões do Estado, em 40 municípios. Serão 462 bombeiros trabalhando com a proteção balneária, como guarda-vidas; 21 de apoio, como pilotos de lanchas, motos e outros veículos; e mais 30 militares nas ações de estrada, com as ambulâncias para atendimento pré-hospitalar de acidentes automobilísticos. O planejamento mais amplo da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) só deverá ser divulgado amanhã, em entrevista coletiva.

O plano completo inclui a PM, Detran-PA, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil. No apoio da segurança, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) também estará presente e contando com o apoio das secretarias municipais de saúde. E para conter o barulho, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema) estarão circulando.

O chefe da 3ª Seção do Comando Operacional, major Jaime Benjó, destaca que a operação é dividida em duas frentes. “Nosso efetivo se divide entre as ações dos balneários e das estradas. Nas estradas ficamos nos pontos com mais acidentes automobilísticos, para fazer o primeiro atendimento e, se necessário, retirar vítimas das ferragens”, revela. As ambulâncias de resgate ficam nos municípios de Belém, Santa Luzia do Pará, Nova Timboteua, Santa Maria do Pará, Marapanim (em Marudá), Goianésia do Pará, no trevo de Salinas e na ponte de Moju.

Nos balneários, as ocorrências mais comuns podem ser evitadas com cautela, como observa Benjó. Muitos princípios de afogamento, a maioria de adultos, começam com exageros de bebidas alcoólicas. “Alguns banhistas fazem uso excessivo do álcool com uma má alimentação. Não tomam um bom café da manhã e acabam com uma hipoglicemia. É um atendimento recorrente que fazemos em praias. Um pouco menos frequente, mas os acidentes com animais marinhos e com objetos cortantes também merecem cuidados”, observa.

“Outra ocorrência frequente é de crianças perdidas, por isso distribuímos as pulseirinhas para minimizar esse problema. Orientamos os pais que procurem o posto dos bombeiros do balneário onde estiverem para pegar a pulseirinha, que vai com nome e contato dos responsáveis”, destaca o major. Nos últimos anos, em operações temáticas de férias, Carnaval, Semana Santa de Fim de Ano, os bombeiros têm destacado que as pulseiras se tornaram uma ferramenta eficaz contra o desaparecimento de crianças. Entretanto, o cuidado da família, principalmente em áreas muito lotadas, é a melhor forma de evitar o desespero de se ver sem a criança e todos os transtornos que isso pode causar à pequena vítima.

Fonte: O Liberal.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000