NOTÍCIAS
29/02/2016
Variados
MARAJÓ PEDE MAIS SEGURANÇA
 

MARAJÓ PEDE MAIS SEGURANÇA

 

Nem a fome nem tampouco a falta de políticas públicas em áreas básicas como educação e saúde. O que mais aflige o povo marajoara nos dias atuais, é a violência praticada por piratas modernos que assaltam embarcações grandes e pequenas e também as casas de ribeirinhos sempre à mercê de quadrilhas organizadas que praticamente não sofrem repressão.

Essa foi a conclusão que chegou o cardeal Dom Cláudio Hummes, que visitou quatro municípios do Marajó de terça-feira a sábado (amanhã), a pedido do Papa Francisco, que tem como prioridade o auxílio aos pobres de todo mundo. Dom Cláudio, debateu muito com autoridades e lideranças comunitárias questões como exploração infantil, tráfico de pessoas, abandono das famílias pobres e falta de políticas públicas adequadas para a região.

 Hummes confirmou que o Papa Francisco pretende vir ao Brasil em 2017, podendo incluir o Marajó em sua programação, conforme o próprio Dom Cláudio sugeriu. Segundo cardeal, o Conselho de Bispos do Brasil enviou convite formal à Sua Santidade e o prefeito de Breves, Xarão Leão, em solenidade na Câmara Municipal ontem, sexta-feira, entregou uma oficio em nome do povo marajoara para ser encaminhado ao Papa, reiterando o convite. 

Dom Cláudio visitou os municípios de Portel, Melgaço, Breves e Soure, onde está nesse sábado, a convite do bispo da prelazia do Marajó, Dom Luiz Azcona, que acompanhou sua eminência durante toda a visita.

Em todos os municípios, o cardeal fez questão de reunir-se com as comunidades, como aconteceu às margens do rio Tajapuru, em Melgaço, por onde passa a maioria das grandes embarcações com destino ao Amazonas, Xingu e Santarém. Exatamente nesse rio, há maior ocorrência de exploração sexual de meninas e adolescentes sem que haja uma política de repressão por parte do Estado. "Ficaram de montar uma base da polícia marítima no estreito de Breves, que poderia amenizar a situação, mas até agora nada aconteceu ", relata o prefeito Xarão Leão.

Durante os debates na sede da Câmara Municipal, o presidente da Associação dos Municípios do Marajó, Cledson Rodrigues, falou da importância da presença de Dom Cláudio como forma de sensibilizar as autoridades a fim de terem um olhar diferenciado para o povo do arquipélago. Dom Cláudio manifestou sua indignação com a situação do povo pobre nas cidades e principalmente dos ribeirinhos que são mal assistidos pelo poder público, até por falta de recursos nas áreas principais como educação e saúde.

Dom Azcona mantém seu ponto de vista que a melhor solução para o Marajó será a federalização já que o Governo do Estado já se manifestou sem condições de investir na melhoria da qualidade de vida do povo marajoara.

Comunicação/AMAM
 
  
 
« Voltar
 
 
Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó
End: Travessa 3 de maio, 2389
Cremação - Telefone: (91) 3213-8000